Interjeição
É a palavra que procura expressar, de modo
vivo, um sentimento. Como surpresa, alegria, aplauso, emoções, entre outras
situações.
Ex.: Oba! Vamos á praia. (alegria)
Caramba! É verdade que isto é para mim?
(Surpresa).
Conheça algumas interjeições e suas classificações.
As interjeições
classificam-se segundo as emoções ou sentimentos que exprimem:
Aclamação: Viva!
Advertência: Alerta! Atenção! Calma!
Cuidado! Devagar! Fogo! Olha!Sentido!
Agradecimento: Grato! obrigado!
Afugentamento: Arreda! Fora! Passa! Rua!
Sai!
Alegria: Ah! Eh! Oh! Oba! Eta!
Aleluia! Viva!
Alivio: Ah! Arre! Uf! Ufa!
Animação: Avante! Coragem! Força!
Vamos! Eita!
Apelo, chamamento, pedido: Alô! Hei! Psiu! Socorro!
Ô!
Aplauso: Apoiado! Bravo! Bis!
Parabéns! Isso! Ótimo!
Aversão: Xi! Ih! Credo!
Cessação: Basta! Chega!
Concordância: Claro! Ótimo! Sim!
Desapontamento: Uai! Ué! Ah!
Desejo: Oxalá! Pudera! Tomara!
Dor: Ah! Oh! Ai! Ui!
Espanto: Puxa! Nossa!
Impaciência: Hum! Puxa!
Pena: Oh! Coitado!
Reprovação: Francamente! Ora!
Satisfação: Boa! Oba! Opa!
Saudação: Ave! Olá! Oi! Salve!
Adeus! Viva!
Silêncio: Psiu! Silêncio!
Terror, medo: Uh! Ui! Credo! Cruzes!
1- Identifique as interjeições, circulando-as.
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem
televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!
2- Sublinhe a interjeição, relacionando-a às
emoções do quadro abaixo.
alegria – aborrecimento – saudação – desejo –
advertência – admiração |
a) Caramba! Como ela samba! _______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento!
_________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
_______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite?
_______________________________________________________
e) Oba! as férias estão aí.
___________________________________________________________
f) Xi! Esse cara aqui de novo.
_______________________________________________________
3- Faça como o exercício anterior.
espanto – aplauso – preocupação – animação - pena
|
a) Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura.
______________________________________
b) Coragem, breve chegaremos! ______________________________________________________
c) Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho.
____________________________________________
d) Epa, que barulho é esse aí na porta? ________________________________________________
e) Céus, como mentem nossos políticos.
_______________________________________________
4- Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro.
alô – socorro – tomara – ufa – passa –
cuidado |
a) _____________ que não chova amanhã.
b) _____________! Escola!
c) _____________?! Quem está falando?
d) _____________! Preciso de ajuda!
e) _____________! Seu vira-lata sem dono!
f) _____________! Acabei a tarefa!
5- Reescreva os trechos, substituindo o que estiver
em destaque por interjeições. Veja um exemplo:
Já são oito horas – disse a mãe admirada. |
Puxa, já são oito horas – disse a mãe. |
a) Façam silêncio. Preciso explicar esse
assunto.
________________________________________________________________________________
b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com
muito entusiasmo.
________________________________________________________________________________
c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com
alívio.
________________________________________________________________________________
d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com
um ar de advertência.
________________________________________________________________________________
e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito
amedrontada.
________________________________________________________________________________
6- Reescreva
os trechos, substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja um
exemplo:
Já são oito horas – disse a mãe admirada. |
Puxa, já são oito horas – disse a mãe. |
a) Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.
________________________________________________________________________________
b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com
muito entusiasmo.
________________________________________________________________________________
c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com
alívio.
________________________________________________________________________________
d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com
um ar de advertência.
________________________________________________________________________________
e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito
amedrontada.
7- Reescreva os trechos, substituindo o que estiver
em destaque por interjeições. Veja um exemplo:
Já são oito horas – disse a mãe admirada. |
Puxa, já são oito horas – disse a mãe. |
a) Façam silêncio. Preciso explicar esse
assunto.
________________________________________________________________________________
b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com
muito entusiasmo.
________________________________________________________________________________
c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com
alívio.
________________________________________________________________________________
d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com
um ar de advertência.
________________________________________________________________________________
e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito
amedrontada.
________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário