domingo, 10 de janeiro de 2021

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA EDITÁVEL - Interjeição

 


 

Interjeição

 

 É a palavra que procura expressar, de modo vivo, um sentimento. Como surpresa, alegria, aplauso, emoções, entre outras situações.

Ex.: Oba! Vamos á praia. (alegria)

      Caramba! É verdade que isto é para mim? (Surpresa).

 

 

Conheça algumas interjeições e suas classificações.

 

        As interjeições classificam-se segundo as emoções ou sentimentos que exprimem:

 

Aclamação: Viva!

Advertência: Alerta! Atenção! Calma! Cuidado! Devagar! Fogo! Olha!Sentido!

Agradecimento: Grato! obrigado!

Afugentamento: Arreda! Fora! Passa! Rua! Sai!

Alegria: Ah! Eh! Oh! Oba! Eta! Aleluia! Viva!

Alivio: Ah! Arre! Uf! Ufa!

Animação: Avante! Coragem! Força! Vamos! Eita!

Apelo, chamamento, pedido: Alô! Hei! Psiu! Socorro! Ô!

Aplauso: Apoiado! Bravo! Bis! Parabéns! Isso! Ótimo!

Aversão: Xi! Ih! Credo!

Cessação: Basta! Chega!

Concordância: Claro! Ótimo! Sim!

Desapontamento: Uai! Ué! Ah!

Desejo: Oxalá! Pudera! Tomara!

Dor: Ah! Oh! Ai! Ui!

Espanto: Puxa! Nossa!

Impaciência: Hum! Puxa!

Pena: Oh! Coitado!

Reprovação: Francamente! Ora!

Satisfação: Boa! Oba! Opa!

Saudação: Ave! Olá! Oi! Salve! Adeus! Viva!

Silêncio: Psiu! Silêncio!

Terror, medo: Uh! Ui! Credo! Cruzes!

 

 

1- Identifique as interjeições, circulando-as.

a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.

b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!

c) Temos a família reunida de novo. Viva!

d) Você vai conseguir. Força!

 

 

 

 

2- Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo.

 

alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração

 

a) Caramba! Como ela samba! _______________________________________________________

b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _________________________________________________

c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. _______________________________________________

d) Olá! Como passou a noite? _______________________________________________________

e) Oba! as férias estão aí. ___________________________________________________________

f) Xi! Esse cara aqui de novo. _______________________________________________________

 

3- Faça como o exercício anterior.

 

espanto – aplauso – preocupação – animação - pena

 

a) Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura. ______________________________________

b) Coragem, breve chegaremos! ______________________________________________________

c) Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho. ____________________________________________

d) Epa, que barulho é esse aí na porta? ________________________________________________

e) Céus, como mentem nossos políticos. _______________________________________________


4- Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro.

 

alô – socorro – tomara – ufa – passa – cuidado 

 

a) _____________ que não chova amanhã.

b) _____________! Escola!

c) _____________?! Quem está falando?

d) _____________! Preciso de ajuda!

e) _____________! Seu vira-lata sem dono!

f) _____________! Acabei a tarefa!

 

5- Reescreva os trechos, substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja um exemplo:

 

 Já são oito horas – disse a mãe admirada.

 Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

 

a) Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.

________________________________________________________________________________

b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.

________________________________________________________________________________

c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com alívio.

________________________________________________________________________________

d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência.

________________________________________________________________________________

e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.

________________________________________________________________________________

 

6-  Reescreva os trechos, substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja um exemplo:

 

 Já são oito horas – disse a mãe admirada.

 Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

 

a) Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.

________________________________________________________________________________

b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.

________________________________________________________________________________

c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com alívio.

________________________________________________________________________________

d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência.

________________________________________________________________________________

e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.

 

7- Reescreva os trechos, substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja um exemplo:

 

 Já são oito horas – disse a mãe admirada.

 Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

 

a) Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.

________________________________________________________________________________

b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.

________________________________________________________________________________

c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com alívio.

________________________________________________________________________________

d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência.

________________________________________________________________________________

e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.

________________________________________________________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros