quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

PSICOMOTRICIDADE - HABILIDADES CONCEITUAIS E HABILIDADES PSICOMOTORAS E PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

 




HABILIDADES CONCEITUAIS

 

A matemática pode ser considerada uma linguagem cuja função é expressar relações de quantidade, espaço, tamanho, ordem, distância, etc.

 

A medida em que brinca com formas, quebra-cabeças, caixas ou panelas, a criança adquire uma visão dos conceitos pré-simbólicos de tamanho, número e forma. Ela enfia contas no barbante ou coloca figuras em quadros e aprende sobre seqüência e ordem; aprende frases: acabou, não mais, muito, o que amplia suas idéias de quantidade.

 

A criança progride na medida do conhecimento lógico-matemático, pela coordenação das relações que anteriormente estabeleceu entre os objetos. Para que se construa o conhecimento físico (referente a cor, peso, etc.), a criança necessita ter um sistema de referência lógico-matemático que lhe possibilite relacionar novas observações com o conhecimento já existente; por exemplo: para perceber que um peixe é vermelho, ela necessita um esquema classificatório para distinguir o vermelho de todas as outras cores e outro esquema classificatório para distinguir o peixe de todos os demais objetos que conhece.


 

HABILIDADES PSICOMOTORAS E PROCESSO DE   ALFABETIZAÇÃO

 

As habilidades psicomotoras são essenciais ao bom desempenho no processo de alfabetização. A aprendizagem da leitura e da escrita exige habilidades tais como:

 

    dominância manual já estabelecida (área de lateralidade);

 

    conhecimento numérico suficiente para saber, por exemplo, quantas voltas existem nas letras m e n, ou quantas sílabas formam uma palavra (área de habilidades conceituais);

 

    movimentação dos olhos da esquerda para a direita, domínio de movimentos delicados adequados à escrita, acompanhamento das linhas de uma página com os olhos ou os dedos, preensão adequada para segurar lápis e papel e para folhear (área de coordenação visual e manual);

 

    discriminação de sons (área de percepção auditiva);

 

    adequação da escrita às dimensões do papel, reconhecimento das diferenças dos pares b/d, q/d, p/q etc., orientação da leitura e da escrita da esquerda para a direita, manutenção da proporção de altura e largura das letras, manutenção de espaço entre as palavras e escrita orientada pelas pautas (áreas de percepção visual, orientação espacial, lateralidade, habilidades conceituais);

 

    pronúncia adequada de vogais, consoantes, sílabas, palavras (área de comunicação e expressão);

 

    noção de linearidade da disposição sucessiva de letras, sílabas e palavras (área de orientação têmporo-espacial);

 

    capacidade de decompor palavras em sílabas e letras (análise);

 

    possibilidade de reunir letras e sílabas para formar novas palavras (síntese).

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