HABILIDADES CONCEITUAIS
A matemática pode
ser considerada uma linguagem cuja função é expressar relações de quantidade,
espaço, tamanho, ordem, distância, etc.
A medida em que
brinca com formas, quebra-cabeças, caixas ou panelas, a criança adquire uma
visão dos conceitos pré-simbólicos de tamanho, número e forma. Ela enfia contas
no barbante ou coloca figuras em quadros e aprende sobre seqüência e ordem;
aprende frases: acabou, não mais, muito, o que amplia suas idéias de quantidade.
A criança
progride na medida do conhecimento lógico-matemático, pela coordenação das
relações que anteriormente estabeleceu entre os objetos. Para que se construa o
conhecimento físico (referente a cor, peso, etc.), a criança necessita ter um
sistema de referência lógico-matemático que lhe possibilite relacionar novas
observações com o conhecimento já existente; por exemplo: para perceber que um
peixe é vermelho, ela necessita um esquema classificatório para distinguir o
vermelho de todas as outras cores e outro esquema classificatório para
distinguir o peixe de todos os demais objetos que conhece.
HABILIDADES PSICOMOTORAS E PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
As habilidades
psicomotoras são essenciais ao bom desempenho no processo de alfabetização. A
aprendizagem da leitura e da escrita exige habilidades tais como:
• dominância manual já estabelecida (área de
lateralidade);
• conhecimento numérico
suficiente para saber, por exemplo, quantas voltas existem nas letras m e n, ou
quantas sílabas formam uma palavra (área de habilidades conceituais);
• movimentação dos olhos da
esquerda para a direita, domínio de movimentos delicados adequados à escrita,
acompanhamento das linhas de uma página com os olhos ou os dedos, preensão
adequada para segurar lápis e papel e para folhear (área de coordenação visual
e manual);
• discriminação de sons (área de percepção
auditiva);
• adequação da escrita às
dimensões do papel, reconhecimento das diferenças dos pares b/d, q/d, p/q etc.,
orientação da leitura e da escrita da esquerda para a direita, manutenção da
proporção de altura e largura das letras, manutenção de espaço entre as
palavras e escrita orientada pelas pautas (áreas de percepção visual,
orientação espacial, lateralidade, habilidades conceituais);
• pronúncia adequada de vogais,
consoantes, sílabas, palavras (área de comunicação e expressão);
• noção de linearidade da
disposição sucessiva de letras, sílabas e palavras (área de orientação
têmporo-espacial);
• capacidade de decompor palavras em sílabas e
letras (análise);
• possibilidade de reunir
letras e sílabas para formar novas palavras (síntese).
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