sexta-feira, 27 de novembro de 2020

5ºANO / Relatório Individual - Aulas Remotas (síncronas e/ou assíncronas)








Relatório Individual - Aulas Remotas (síncronas e/ou assíncronas)

 

5ºANO


Professora:______________________________________ 


Aluno ______________________________________________________________


ANÁLISE GERAL

Durante esse período de adaptações, devido à pandemia, que acarretou no isolamento social levando à inúmeras medidas para manter a segurança de todos, incluindo o fechamento das escolas, buscamos manter da melhor maneira tudo o que fora possível para continuar fortalecendo o processos de ensino e aprendizagem de todos os alunos.

 

Compreendemos que a Avaliação tem várias interfaces e é processual, o que nos levou a conduzir as avaliações mediante observações da participação e envolvimento da turma, como um todo, e das devolutivas individuais bem como as realizações dos trabalhos solicitados e envolvimento familiar, que neste momento, ressaltamos a valiosa contribuição para validar esse processo.

 

 

S- sempre

N- não

AV- ás vezes

 

 

 

 

 

 

 

PARTICIPAÇÃO DAS AULAS REMOTAS

 

S

N

AV

 

 

 

 

 

 

 

1

Participa das aulas síncronas com pontualidade e assiduidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

Realiza as atividades propostas durante a aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

Manteve atualizado as devolutivas solicitadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

Respeita os combinados da aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

Demonstra interesse e participação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

Mantém bom relacionamento com os colegas e a professora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

Interage, mostrando-se atento(a) nos momentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

Participa das aulas assíncronas, realizando as atividades solicitadas e realiza as

 

 

 

 

devolutivas nas datas marcadas.

 

 

 

 

 

 

Neste momento, queremos ressaltar e valorizar a importância do envolvimento da família durante as aulas. Prosseguimos na certeza de que Família e Escola caminham juntas para o desenvolvimento e crescimento saudável das crianças.


Avaliações Individual de acordo com as Competências 

e Habilidades previstas na BNCC.

 

LÍNGUA PORTUGUESA



S – sim N – não EP – em processo NT – não trabalhado

 

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

 

S

N

EP

NT

 

 

 

 

 

 

1

Lê  e  compreende,  silenciosamente  e,  em  seguida,  em  voz  alta,  com

 

 

 

 

 

autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

Identifica a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

Infere informações implícitas nos textos lidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

Utiliza, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais,

 

 

 

 

 

tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,

 

 

 

 

 

pontuação  (ponto  final,  ponto  de  exclamação,  ponto  de  interrogação,

 

 

 

 

 

vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o

 

 

 

 

 

caso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

Utiliza, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição

 

 

 

 

 

lexical  ou  por  pronomes  pessoais,  possessivos  e  demonstrativos),

 

 

 

 

 

vocabulário  apropriado  ao  gênero,  recursos  de  coesão  pronominal

 

 

 

 

 

(pronomes  anafóricos)  e  articuladores  de   relações  de  sentido

(tempo,

 

 

 

 

 

causa,  oposição,  conclusão,  comparação),  com  nível  suficiente  de

 

 

 

 

 

informatividade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

Identifica gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e

 

 

 

 

 

contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e

 

 

 

 

 

composicionais   (conversação   espontânea,   conversação   telefônica,

 

 

 

 

 

entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de

 

 

 

 

 

rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

Grafa  palavras  utilizando  regras  de  correspondência  fonema-grafema

 

 

 

 

 

regulares, contextuais e morfológicas  e palavras  de uso frequente com

 

 

 

 

 

correspondências irregulares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

Lê e escreve corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

Memoriza a grafia de palavras de uso frequente  nas quais as relações

 

 

 

 

 

fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

Acentua corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



11 Identifica o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. 

12 Identifica a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. 

13 Identifica a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão. 

14 Identifica e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação. 

15 Identifica em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal). 

16 Identifica em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. 

17 Diferencia palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo. 



Observações

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



MATEMÁTICA

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

S N E P NT



1 Lê, escreve e ordena números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal. 

2 Lê, escreve e ordena números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica. 

3 Identifica e representa frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. 

4 Identifica frações equivalentes. 

5 Compara e ordena números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica. 

6 Associa as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. 


7 Resolve e elabora problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. 


8 Resolve e elabora problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. 

9 Resolve e elabora problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.

10     Resolve problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.


11 Utiliza e compreende diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas. 

12 Associa figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos. 

13 Reconhece, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais. 

14 Reconhece a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais. 


15 Resolve e elabora problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais. 


16 Interpreta dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões. 


17 Realiza pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. 


Um comentário:

Parceiros