Relatório Pedagógico
(Desenvolvimento do Aluno) Relatório Individual
Período
Pandemia do COVID 19 – Ensino Remoto
Filiação:
Série/Ano Escolar: Turma: Turno:
Profº do Ensino Regular:
Escola:
Professoras do AEE:
Diagnostico Patológico
O
trabalho no ensino remoto com os alunos matriculados na Sala de Recurso
Multifuncional, numa ação coletiva com os professores da sala regular, foi um
trabalho pautado no desenvolvimento da autonomia, nos aspectos socioemocionais;
estimulo cognitivo; funcionamento de rotina
Considerando
a necessidade de isolamento social como medida de enfrentamento à pandemia do
novo coronavírus e o consequente fechamento das unidades escolares determinado
por decretos, a Secretaria municipal
de Educação de ________________ optou por estratégias
alternativas de ensino. Dessa forma, no dia ____________ de 2020, as aulas
iniciaram na modalidade de ensino remoto com atividades diárias, de segunda a
sexta, com intervenções feitas através de vídeos, conversas com família,
entrega de material adaptado de acordo com a patologia e a necessidade do aluno
(a), como também via WhatsApp em que o estudante pode acessar usando aparelho
celular, tablet ou computador.
Diante
dessa situação o aluno _________________, junto dos familiares, adaptou-se bem
à modalidade de ensino remoto. De acordo com as atividades e as evidencias recebidas
foi possível observar que o aluno mostra ter compreensão das atividades de sala
regular das intervenções e facilidade de compreensão nas adaptações do
atendimento especializado AEE. A avaliação da aprendizagem, frente a esse modelo
de aula, acontece por meio da observação do aluno nas atividades propostas, considerando
sua participação e desempenho individual na realização destas, bem como nas devolutivas
apresentadas por ele diariamente através das ferramentas digitais.
Participação do aluno nas
aulas remotas, considerando os campos de experiências:
Demonstrou empatia pelos
outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e
maneiras de pensar e agir.
Apresentou controle e
adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de
histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades;
Expressou-se livremente por
meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando suas próprias
produções.
Expressou ideias, desejos e
sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita
espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Demonstrou-se interessado em
realizar as atividades, usando as mídias digitais, mesmo com dificuldades no
manuseio.
Apresentou controle nas
relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Apresentou um avanço nas suas
potencialidades individuais durante todo o processo;
Realizou as atividades que foi
proposta durante as aulas online;
Mostro-se capaz de tomar
iniciativas autônomas para realizar comandos dados pelo professor.
Expõe com clareza sentimentos, vontades ou
necessidades e ideias, responde a interpretações orais.
Intervenção
e interação afetiva, social e familiar.
A família demonstra interesse
e preocupação em relação às dificuldades apresentadas pelo aluno. A família é
parceira da escola e acompanha as atividades diárias do aluno. A família sempre
esteve em busca e procura de recursos indicados pela escola para que possa
ajudar no desenvolvimento do aluno.
Observações
descritivas das diversas situações escolares
Demostra ter, dificuldade de
concentrar-se por muito tempo em uma só atividade. Sua inquietação contribui
para a sua falta de atenção.
Apresenta pré-disposição para
realização de atividades lúdicas, com jogos, consegue formar palavras com duas
sílabas, mas requer acompanhamento constante e sistemático.
Sensorial responde com precisão ao estímulo visual, e ao estímulo tátil.
Percepção
visual - Identifica-se com atividades que envolvam a memória
visual, como quebra cabeça, jogo da memória, jogo de dama , e atividades similares.
Percepção
e memória auditiva -
Preservada, apresenta interesse por sons diferentes e músicas.
Percepção
de diferenças e semelhanças - preservada possui boa observação em
atividades lúdicas
Orientação temporal -
preservada. Orienta-se adequadamente em termos de tempo e espaço.
Habilidades
motoras – conforme os relatos do laudo medico, alterações na estrutura
do corpo colosso (ACC) e uma má formação congênita que caracteriza pela
ausência ( agenesia ) do corpo caloso ,ocasionando ausência ou perda parcial ) ou perda parcial , encuramento ou
desenvolvimento incompleto )
A
área motora- coordenação motora fina consegue pegar no
lápis, fazer traços finos, pontilhados , desenhos entre outros com um pouco de
dificuldade e no tempo dele .
Coordenação motora grossa
consegue andar, sentar, brincar e subir escadas e descer escada, mas precisa
ser observado e orientado para não perder o equilíbrio.
Pensamento
lógico – Necessita de apoio constante do professor (a) , da
família e de recursos lúdicos. Possui clareza de ideias e fluência em termos de
ideias e de criação.
Raciocínio Lógico-matemático –
Necessita de material concreto para realizar operações simples de soma e
subtração, esta em processo de
construção o conceito de dezena
divisão e multiplicação.
Expressão
Criativa – Pensamento criativo, expressão e criação artística e de
pensamentos..
Linguagem
e comunicação escrita e oral – consegue registrar, se
expressar.
Repete historias contadas pela
professora, usando palavras próprias,lê e copia do quadro palavras pequenas
Apresenta dificuldades na
escrita por conta da coordenação motora
Oralidade: boa comunicação
Aspecto
da Socialização: e uma criança comunicativa, gosta de fazer
amizade, está sempre buscando assunto para se aproximar, demonstra ter boa
convivência na participação
famíliar.
Interesse:
apresenta interesse pelas atividades propostas, cuida bem do seu material,
presta atenção nas atividades compartilhadas.
Cooperação
:aceita ajudar , e coopera nas atividades diária .
Rotina da criança ações
proposta no início da pandemia, organização no tempo disponível pela família
para a orientação nas atividades, organização do seu cantinho para estudar.
Autonomamente busca seus materiais para realizar as atividades enviadas pela
escola. O mesmo responde aos combinados.
Aspecto
da Autonomia: independente em várias atividades da vida
diária como: andar, brincar, alimentar, tomar banho, escolher o que vestir e
sabe o que quer. Devido ter inquietude tem dificuldade em se higienizar necessita
de orientação para seguir o protocolo de higienização COVID-19, lavando as mãos
e usando mascara e álcool 70º.
As dificuldades
apresentadas pelo aluno são notórias. Acredita-se que com o acompanhamento
frequente do professor (a) AEE e as intervenções da sala regular tem
contribuido com o aprendizado focando
nas dificuldades específicas do mesmo, contribuindo assim, nas conquistas e
avanços de sua autonomia e aprendizado.
Alfabetização:
alcançou os objetivos propostos.
Nível
conceitual de alfabetização silábico sem valor
Nesse
período de ensino remoto foram realizadas diversas estratégias para amenizar os
impactos da ausência de aulas presenciais: vídeos explicativos sobre os
conteúdos, atividades diversificadas conforme as dificuldades dos alunos, vídeo
chamadas para sanar dúvidas, sugestões
de jogos para realizarem em família e adaptações de atividades com materiais
concretos . Nesse contexto a família do aluno participou das atividades
incentivando e orientando a realização das atividades facilitando assim a
assimilação dos temas trabalhados. Portanto é possível destacar aspectos
positivos relevantes para o aluno mesmo diante da atual situação.
O
atendimento no AEE as intervenções da professora da sala regular e o apoio
técnico das TDEEs contribui
significativamente para o aprendizado do
aluno, identificando suas necessidades educacionais especificas, fornecendo
recursos pedagógicos, de acessibilidade e atividades diárias que sejam
prazerosas ao educando, entre outras.
Seu rendimento foi satisfatório possibilitando sua
progressão para obter sucesso no ano seguinte.
________________
______________
Assinatura
Assinatura
Professora
AEE Coordenadora Pedagógica
Otimo
ResponderExcluirmuito bom o material postado
ResponderExcluirobrigada