ÁREA SOCIAL E AFETIVA/ EU, O OUTRO E O NÓS.
➢ Adaptouse com naturalidade. / Ainda não
completou seu processo de adaptação.
➢ Ainda mostrase resistente ao atender algumas
regras da escola.
➢
É assíduo e pontual.
➢ Ainda não respeita os pertences dos alunos.
➢ Aceita esperar sua vez.
➢
Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola,
respeitandoas.
➢ Participa das atividades em grupo demonstrado
interesse e cooperação.
➢ Tem preferência por atividades individuais.
➢ Tem bom relacionamento com todos que convive.
➢
Relacionase progressivamente com mais crianças, com outros professores
e com demais profissionais da escola.
➢
Apresentase seguro em suas ações(ainda não...)
➢
Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e
identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo
com elas.
➢
Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra
iniciativa na resolução de pequenos problemas.
➢ Demonstra iniciativa na resolução de pequenos
problemas.
➢ Mostrase interessado em enfrentar desafios.
➢
Expressa seus sentimentos com clareza
➢ Preocupase em cuidar dos materiais de uso
individual e coletivo.
➢
Ainda apresentase bastante inquieto o que impede de participar
ativamente das atividades propostas.
➢
Mostrase carinhoso, alegre, tímido.
➢ Às vezes mostrase agressivo com alguns
coleguinhas.
➢ Valoriza atitudes de preservação e manutenção
dos espaços coletivos
➢
Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação
do convívio social, ética e saúde.
➢ Demonstra assiduidade e pontualidade.
➢ Mantém um padrão de comportamento e
relacionamento convencional.
➢
Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
➢ Tem iniciativa e interesse nas atividades
propostas.
➢
Relacionase bem com colegas, professores e demais funcionários.
➢ Participa das atividades em grupo.
➢
Coopera com o grupo.
➢ Lidera as atividades em grupo.
➢ Partilha e empresta material de bom grado.
➢ Obedece as regras do grupo e da escola.
➢ Reconhece seus direitos e deveres.
➢ Escuta e tem atenção quando outros falam.
➢ Respeita a opinião dos outros
➢ Cuida do material e do patrimônio escolar.
➢ Mantém a pasta organizada e os cadernos em
ordem.
➢ É capaz de concluir as atividades propostas em
tempo desejável.
➢ Respeita regras que orientam as dependências da
escola.
➢
Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de
reconhecimento e amizade.
➢ É dedicado e caprichoso.
➢ É atencioso e disciplinado.
➢ É observador e curioso.
➢ Demonstra confiança e companheirismo.
➢
Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente
seus sentimentos muitas vezes ocultos.
➢ Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em
enfrentar desafios.
➢ Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
➢ Guarda mágoas.
➢
Supera conflitos.
➢ Concentrase nas tarefas propostas.
➢ É solidário com o colega.
➢
É resistente.
➢ É arredio.
➢ É inquieto.
➢ É egoísta.
➢ Demonstra agressividade.
➢
É ansioso.
➢ É inseguro.
➢ Demonstra timidez.
➢
É carinhoso com colegas e professora.
➢ Demonstrase alegre.
➢ Apresenta tristeza em determinados momentos.
➢
Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças
fortalecendo sua autoestima.
➢
Adaptouse a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de
relações pessoais.Demonstra independência.
➢ Supera dificuldades sem ajuda.
➢
Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
➢ Enfrenta desafios com autonomia.
➢ Respeita a participação alheia.
➢
Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
➢ Apresenta organização e responsabilidade no
jogos.
➢ Demonstra decisão e autonomia.
➢
Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do
professor.
➢ Questiona a professora.
➢ Inicia as atividades logo que são propostas.
➢
Assume responsabilidade pelos seus atos.
➢ Aceita opiniões divergentes da sua.
➢
Pede ajuda quando precisa.
➢ É curioso em relação a novos conhecimentos.
➢ É desinibido para expressar suas opiniões.
➢ Espera sua vez de falar.
➢ Revela confiança em si próprio.
➢ Realiza as tarefas de casa com prontidão.
➢ Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e
professora.
➢ Brinca expressando emoções, sentimentos,
pensamentos, desejos e necessidades
CONHECIMENTO DE MUNDO
CORPO, GESTOS E MOVIMENTO:
➢ Apropria se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
➢ Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em
diversas situações.
➢ É capaz de coordenar a sua ação com a dos
companheiros quando o jogo requer.
➢
Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força,
velocidade, resistência e flexibilidade.
➢
Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos
de deslocamento.
➢
Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
➢
Agradalhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento
das suas habilidades manuais.
➢ Identifica diferentes sensações táteis
olfativas, gustativas e sonoras.
➢
Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebracabeça
com peças médias(grandes ou pequenas).
ARTES VISUAIS:
➢ Ouve e aprecia produções musicais.
➢ Brinca com a música imitando, inventando,
criando e reproduzindo criações musicais.
➢
Utilizase da expressão musical e artística como forma de comunicação e
interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
➢
Interessase pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções
da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
➢ Percebe na escuta sentimentos e emoções
subjacentes à produção musical.
➢
Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressarse.
➢
Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos
materiais para produzir trabalhos artísticos.
➢
Demonstra atitude de autoconfiança e respeito por sua produção
artística e a dos colegas.
➢
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA/ FALA, ESCUTA, ENSSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
➢ Participa com interesse de atividades orais.
➢
Tem vocabulário diversificado, rico.
➢ Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
➢ Ainda não participa de atividades orais.
➢
Transmite recados.
➢ Dialoga com colegas e professor.
➢ Faz reconto de histórias.
➢
Fala parlendas e travalínguas trabalhadas.
➢ Expressase com frases corretas e acabadas.
➢ Expressase com clareza.
➢ Ainda na demonstra compreender explicações que
são dadas.
➢ Ainda não pronuncia alguns sons.
➢ Recita poemas.
➢ Utiliza expressões de cortesia.
➢ Aprecia o material de leitura selecionado, lendo
de acordo com suas possibilidades.
➢ Participa com prazer das rodas de conversa.
➢ Argumenta suas idéias.
➢ Elabora e responde perguntas.
➢ Sabe dizer seu nome completo.
➢ Incorpora e recorda palavras facilmente.
➢
Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos,
necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas
vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
➢ Elabora perguntas e respostas de acordo com os
diversos contextos dos quais participa.
➢ Relato de experiências vividas e narração de
fatos em seqüência temporal e causal.
➢ Reconta histórias conhecidas com aproximação às
características da história original.
➢
Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, travalínguas,
adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
➢ Veicula suas idéias articulando corretamente as
palavras.
➢
Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
➢ Argumenta e defende suas idéias.
➢ Expressase com fluência adequando sua fala a
diferentes situações.
➢
Apropriase progressivamente de novas palavras ampliando seu
vocabulário.
➢
Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e
empregandoas corretamente.
➢ Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
➢ Sabe dar recados.
➢ Ouve com atenção uma história, perguntas e
diálogos.
➢
Descreve gravuras.
➢ Interpreta histórias.
➢ Reproduz oralmente um fato ocorrido.
➢
Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicarse.
➢ Utilizase de argumentos consistentes para
defender seus pontos de vista.
➢ Participa de situações de comunicação oral
manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
➢
Narra histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA/ Traços, sons, cores e formas.
➢ Distingue palavras de desenhos.
➢
Reconhece e escreve seu nome.
➢ Reconhece nomes dos colegas.
➢ Escreve nomes dos colegas.
➢
Identifica e escreve letras do alfabeto.
➢ Conhece e diferencia letras de números e
símbolos.
➢ Reconhece a letra inicial e final dos nomes
percebendo a posição da letras na palavra.
➢
Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da
escrita.
➢ Escreve seu nome em situações em que isso é
necessário.
➢ Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos
usuais.
➢
Utilizase do desenho para representação e o registro de suas idéias.
➢ Reconhece e utiliza o espaçamento convencional
entre as palavras.
➢ Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e
de cima para baixo.
➢
Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
➢ Compreende pequenos textos trabalhados e faz
leitura correspondente.
➢ Mostrase cuidadoso no traçado das letras.
➢ Acompanha o registro feito no quadro pela
professora.
➢ Elabora desenho dentro de um contexto.
➢ Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e
símbolos.
➢ Compreende que as palavras são formadas por
letras e texto formado por palavras.
➢ Destaca uma determinada palavra dentro de um
texto trabalhado.
➢ Completa frases de acordo com o texto.
➢ Reorganiza frases e palavras de textos
trabalhados.
➢ Reestrutura e organiza idéias na reescrita de
textos trabalhados.
➢ Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA
➢
Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos
garatujas e rabiscos para representas a escrita.
➢
Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras
para representar a escrita.
➢
Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que
coisas pequenas têm nomes pequenos.
➢
Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que
para escrever tem que variar as letras.
➢
Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz
correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem
valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
➢
Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às
vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
➢
Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes
não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO/
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
➢
Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais
reconheça sua necessidade.
➢ Identifica a posição de um objeto ou número numa
série.
➢
Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
➢ Identifica números maiores ou menores,
ordenandoos.
➢ Ordena números na seqüência ascendente.
➢
Identifica números que estão faltando numa série numérica.
➢ Reconhece o número que vem logo antes ou logo
depois de um determinado número.
➢ Conta correspondendo um a um os nomes dos
números aos objetos a serem contados.
➢
Lê números conhecidos de modo convencional.
➢ Usa números para registrar quantidades.
➢ Sabe ordenar quantidades e números.
➢
Identifica e nomeia formas e tamanhos.
➢ Identifica posição e se situa no espaço.
➢ Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
➢
Resolve situações problemáticas simples.
➢ Consegue organizar objetos de acordo com os
atributos.
➢ Identifica e nomeia conceitos e cores.
➢
Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
➢ Reconhece grandezas e suas medidas em diversas
situações.
➢
Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue
associálos para completar um conjunto com a quantidade pedida.
➢
Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os
atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
➢ Emprega corretamente o vocabulário atemático
relacionado a conceitos diversos.
➢ Utiliza noções espaciais básicas para explicar
direções.
➢ Resolve situações problemáticas.
➢ É capaz de dizer uma série numérica de ___ a
___, recitando os números em ordem.
➢ Identifica o maior entre dois números, o que vem
logo antes e logo depois.
➢ Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.
➢
Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e
confronta idéias.
➢ Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema
➢ Imagina soluções para os problemas apresentados.
➢ Participa de conversas formulando perguntas
sobre o conteúdo trabalhado.
➢
Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus
grupo social e de outros.
➢
Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da
vida humana.
➢
Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de
saúde
➢ Identifica os fenômenos mais simples da natureza
, suas causas e efeitos
➢
Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo
(partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
➢
Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
➢ Tem consciência da preservação do meio ambiente
➢ Age com educação ambiental
➢ Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar
nele
➢ Nomeia lugares e pessoas conhecidas
➢ Identifica sua história de vida e dos seus
familiares
OBSERVAÇÕES:
➢ A agitação e ou dispersão tem afetado o
desempenho do(a) aluno (a).
➢ Faz regularmente o para casa, completo e com
capricho.
➢ Requer constante supervisão da professora.
➢
Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
➢ Demora mais que o tempo previsto para realizar
as atividades propostas.
Amei
ResponderExcluirParabéns!!! Ótimo material.
ResponderExcluir