quinta-feira, 26 de novembro de 2020

RELATÓRIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DENTRO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS BNCC

 







Educação Infantil

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

ÁREA SOCIAL E AFETIVA/ EU, O OUTRO E O NÓS.

   Adaptou­se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.

   Ainda mostra­se resistente ao atender algumas regras da escola.

   É assíduo e pontual.

   Ainda não respeita os pertences dos alunos.

   Aceita esperar sua vez.

   Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando­as.

   Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.

   Tem preferência por atividades individuais.

   Tem bom relacionamento com todos que convive.

   Relaciona­se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.

   Apresenta­se seguro em suas ações(ainda não...)

   Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.

   Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.

   Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.

   Mostra­se interessado em enfrentar desafios.

   Expressa seus sentimentos com clareza

   Preocupa­se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.

   Ainda apresenta­se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.

   Mostra­se carinhoso, alegre, tímido.

   Às vezes mostra­se agressivo com alguns coleguinhas.

   Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos

   Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.

   Demonstra assiduidade e pontualidade.

   Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.

   Demonstra comportamento desejável em sala de aula.

   Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.

   Relaciona­se bem com colegas, professores e demais funcionários.

   Participa das atividades em grupo.

   Coopera com o grupo.

   Lidera as atividades em grupo.

   Partilha e empresta material de bom grado.

   Obedece as regras do grupo e da escola.

   Reconhece seus direitos e deveres.

   Escuta e tem atenção quando outros falam.

   Respeita a opinião dos outros

   Cuida do material e do patrimônio escolar.

   Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.

   É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.

   Respeita regras que orientam as dependências da escola.

   Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.

   É dedicado e caprichoso.

   É atencioso e disciplinado.

   É observador e curioso.


   Demonstra confiança e companheirismo.

 

   Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.

   Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.

   Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.

   Guarda mágoas.

   Supera conflitos.

   Concentra­se nas tarefas propostas.

   É solidário com o colega.

   É resistente.

   É arredio.

   É inquieto.

   É egoísta.

   Demonstra agressividade.

   É ansioso.

   É inseguro.

   Demonstra timidez.

   É carinhoso com colegas e professora.

   Demonstra­se alegre.

   Apresenta tristeza em determinados momentos.

   Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto­estima.

   Adaptou­se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.

   Supera dificuldades sem ajuda.

   Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.

   Enfrenta desafios com autonomia.

   Respeita a participação alheia.

   Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.

   Apresenta organização e responsabilidade no jogos.

   Demonstra decisão e autonomia.

   Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.

   Questiona a professora.

   Inicia as atividades logo que são propostas.

   Assume responsabilidade pelos seus atos.

   Aceita opiniões divergentes da sua.

   Pede ajuda quando precisa.

   É curioso em relação a novos conhecimentos.

   É desinibido para expressar suas opiniões.

   Espera sua vez de falar.

   Revela confiança em si próprio.

   Realiza as tarefas de casa com prontidão.

   Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.

   Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades

 

 

CONHECIMENTO DE MUNDO

 

CORPO, GESTOS E MOVIMENTO:

   Apropria­ se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo

 

   Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.

   É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.

   Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.

   Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.

   Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

   Agrada­lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.

   Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.

   Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra­cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).

 

ARTES VISUAIS:

 

   Ouve e aprecia produções musicais.

   Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.

   Utiliza­se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.

   Interessa­se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).

   Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.

   Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar­se.

   Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.

   Demonstra atitude de auto­confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.

           

 

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA/ FALA, ESCUTA, ENSSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

   Participa com interesse de atividades orais.

   Tem vocabulário diversificado, rico.

   Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.

   Ainda não participa de atividades orais.

   Transmite recados.

   Dialoga com colegas e professor.

   Faz reconto de histórias.

   Fala parlendas e trava­línguas trabalhadas.

   Expressa­se com frases corretas e acabadas.

   Expressa­se com clareza.

   Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.

   Ainda não pronuncia alguns sons.

   Recita poemas.

   Utiliza expressões de cortesia.

   Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.

   Participa com prazer das rodas de conversa.

   Argumenta suas idéias.

   Elabora e responde perguntas.

   Sabe dizer seu nome completo.

   Incorpora e recorda palavras facilmente.

   Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.


   Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.

 

   Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.

   Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.

   Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava­línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

   Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.

   Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.

   Argumenta e defende suas idéias.

   Expressa­se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.

   Apropria­se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.

   Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando­as corretamente.

   Compreende mensagens dirigidas ao grupo.

   Sabe dar recados.

   Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.

   Descreve gravuras.

   Interpreta histórias.

   Reproduz oralmente um fato ocorrido.

   Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar­se.

   Utiliza­se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.

   Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.

 

   Narra histórias conhecidas e situações vividas.

ESCRITA/ Traços, sons, cores e formas.

   Distingue palavras de desenhos.

   Reconhece e escreve seu nome.

   Reconhece nomes dos colegas.

   Escreve nomes dos colegas.

   Identifica e escreve letras do alfabeto.

   Conhece e diferencia letras de números e símbolos.

   Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.

   Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

   Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.

   Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.

   Utiliza­se do desenho para representação e o registro de suas idéias.

   Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.

   Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.

   Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.

   Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.

   Mostra­se cuidadoso no traçado das letras.

   Acompanha o registro feito no quadro pela professora.

   Elabora desenho dentro de um contexto.

   Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.

   Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.

   Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.

   Completa frases de acordo com o texto.

   Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.

   Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.

   Identifica o número de letras das palavras.

NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA

 

   Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.


   Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.

 

   Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.

   Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.

   Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.

 

   Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.

   Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.

 



RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO/
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

   Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.

   Identifica a posição de um objeto ou número numa série.

   Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.

   Identifica números maiores ou menores, ordenando­os.

   Ordena números na seqüência ascendente.

   Identifica números que estão faltando numa série numérica.

   Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.

   Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.

   Lê números conhecidos de modo convencional.

   Usa números para registrar quantidades.

   Sabe ordenar quantidades e números.

   Identifica e nomeia formas e tamanhos.

   Identifica posição e se situa no espaço.

   Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.

   Resolve situações problemáticas simples.

   Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.

   Identifica e nomeia conceitos e cores.

   Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.

   Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.

   Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá­los para completar um conjunto com a quantidade pedida.


   Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.

   Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.

   Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.

   Resolve situações problemáticas.

   É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.

   Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.

   Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.

 

   Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.

   Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema

estudado.

 

   Imagina soluções para os problemas apresentados.

   Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.

   Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.

   Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.

   Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde

   Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos

   Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)

   Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres

   Tem consciência da preservação do meio ambiente

   Age com educação ambiental

   Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele

   Nomeia lugares e pessoas conhecidas

   Identifica sua história de vida e dos seus familiares

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

   A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).

   Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.

   Requer constante supervisão da professora.

   Suas faltas tem afetado o seu desempenho.

   Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.

2 comentários:

Parceiros