PROJETO – BERÇÁRIO
Projeto: Histórias infantis.
Grupo: Berçário
Responsável: ...............................
Duração: 4 meses
Justificativa:
No berçário, os bebês demonstram certo
interesse por histórias infantis, principalmente das que tenham animais, lobos
e bruxas como personagens. Nos momentos de narração de histórias as crianças
sentam-se e ouvem as histórias com atenção, demonstrando curiosidade pelos
livros, querem tocar, manusear, olhar as gravuras.
Com este projeto pretendemos
confeccionar uma "Bebeteca", uma pequena biblioteca em um cantinho da
sala, para que as crianças possam explorar livros, revistas e gravuras.
Utilizando a "Bebeteca", juntamente com alguns recursos de narração
de histórias diferenciados como: avental pedagógico, histórias com diferentes
texturas, varal para contação de histórias, caixas temáticas, livros coloridos,
entre outros, incentivaremos o prazer pela leitura, procurando estimular o
lúdico, a fantasia, o faz de conta, as brincadeiras, a criatividade, a
imaginação, a socialização e a integração.
Nesta faixa etária, os bebês adquirem
muitas conquistas como: caminhar, correr, balbuciar, falar as primeiras
palavrinhas, ter mais autonomia, tudo isso em um espaço curto de tempo e as
histórias contribuem muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente
instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal,
representa uma fonte rica em estímulos.
Nesta fase é importante para a formação
de qualquer criança ouvir histórias, muitas histórias... Escutá-las é o início
da aprendizagem para ser um bom leitor.
Assim, justificamos a escolha da
literatura infantil como tema de nosso projeto, sendo explorada de forma
lúdica, prazerosa e divertida. Acreditamos que através da exploração de
histórias, podemos contemplar todas as formas de expressão, integrando diversas
áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar aos bebês
vivências e possibilidades muito maiores.
Objetivos:
- Proporcionar
às crianças momentos de aprendizagem, através de atividades diferenciadas
e enriquecedoras na área da literatura infantil, com a utilização de
recursos e técnicas de narração de histórias variadas, estimulando o
hábito pela leitura, a criatividade, o lúdico, o faz de conta e a
imaginação;
- Compreender
os desejos e necessidades dos bebês, propiciando um ambiente tranqüilo e
aconchegante;
- Possibilitar
o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade,
a imaginação e a coordenação motora;
- Desenvolver
a linguagem oral;
- Promover
o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Atividades:
- Montar
uma “bebeteca”.
- Contação
de histórias utilizando caixas temáticas.
- Participação
dos bebês na história e no manuseio dos fantoches.
- Manipulação
de livros de diversas texturas e cores.
- Manuseio
de livro mordedor
- Brincadeiras
com livros sonoros.
- Manusear
diversos portadores de texto (revistas, encartes, livros de papel e de
pano)
- Deixar
que façam rasgaduras de: jornais, papeis, revistas, etc.
- Estimular
a emissão de sons, balbucios e palavras, cantando músicas, imitando os
personagens das histórias, etc.
Avaliação:
- A
avaliação dos bebês é feita diariamente através de registros escritos e da
percepção do progresso da criança.
- Também
é utilizada a foto como registro desses momentos tão marcantes.
Atividades
Variadas:
- Descobrir
o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
- Ampliar
progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar,
correr, saltar, etc.);
- Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo de frente ao espelho,
- Experimentar
situações de interação com a música, canções, brincadeiras e movimentos
corporais; (dança);
- Ampliar
o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística;
(massinha caseira, gelatina, tintas, etc..)
- Participar
de atividades em contato com a natureza.
- Teatros
de fantoches e dedoches.
- Brincadeiras
de roda cantada.
- Brincadeiras:
casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
- Cantar
músicas que envolvam: nome das crianças, gestos, animais, sons, etc.
- CD de
músicas de vários ritmos.
- DVD
musical.
- Passeios
ao ar livre.
- Atividades
de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
- Explorar,
brincar, subir, descer nos materiais de espuma.
- Participar
de piquenique.
- Brincar
com fantasias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário