sexta-feira, 13 de novembro de 2020

PROJETO BERÇÁRIO - Montar uma “bebeteca”.

PROJETO – BERÇÁRIO







 

Projeto: Histórias infantis.

Grupo: Berçário

Responsável: ...............................

Duração: 4 meses

 

Justificativa:

 

No berçário, os bebês demonstram certo interesse por histórias infantis, principalmente das que tenham animais, lobos e bruxas como personagens. Nos momentos de narração de histórias as crianças sentam-se e ouvem as histórias com atenção, demonstrando curiosidade pelos livros, querem tocar, manusear, olhar as gravuras.

Com este projeto pretendemos confeccionar uma "Bebeteca", uma pequena biblioteca em um cantinho da sala, para que as crianças possam explorar livros, revistas e gravuras. Utilizando a "Bebeteca", juntamente com alguns recursos de narração de histórias diferenciados como: avental pedagógico, histórias com diferentes texturas, varal para contação de histórias, caixas temáticas, livros coloridos, entre outros, incentivaremos o prazer pela leitura, procurando estimular o lúdico, a fantasia, o faz de conta, as brincadeiras, a criatividade, a imaginação, a socialização e a integração.

Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas como: caminhar, correr, balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, ter mais autonomia, tudo isso em um espaço curto de tempo e as histórias contribuem muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal, representa uma fonte rica em estímulos.

Nesta fase é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor.

Assim, justificamos a escolha da literatura infantil como tema de nosso projeto, sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acreditamos que através da exploração de histórias, podemos contemplar todas as formas de expressão, integrando diversas áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar aos bebês vivências e possibilidades muito maiores.

 

 

Objetivos:

 

  • Proporcionar às crianças momentos de aprendizagem, através de atividades diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura infantil, com a utilização de recursos e técnicas de narração de histórias variadas, estimulando o hábito pela leitura, a criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação;
  • Compreender os desejos e necessidades dos bebês, propiciando um ambiente tranqüilo e aconchegante;
  • Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade, a imaginação e a coordenação motora;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.

 

 

Atividades:

 

  • Montar uma “bebeteca”.
  • Contação de histórias utilizando caixas temáticas.
  • Participação dos bebês na história e no manuseio dos fantoches.
  • Manipulação de livros de diversas texturas e cores.
  • Manuseio de livro mordedor
  • Brincadeiras com livros sonoros.
  • Manusear diversos portadores de texto (revistas, encartes, livros de papel e de pano)
  • Deixar que façam rasgaduras de: jornais, papeis, revistas, etc.
  • Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras, cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.

 

 

Avaliação:

 

  • A avaliação dos bebês é feita diariamente através de registros escritos e da percepção do progresso da criança.
  • Também é utilizada a foto como registro desses momentos tão marcantes.

 

 

Atividades Variadas:

 

  • Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
  • Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo de frente ao espelho,
  • Experimentar situações de interação com a música, canções, brincadeiras e movimentos corporais; (dança);
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística; (massinha caseira, gelatina, tintas, etc..)
  • Participar de atividades em contato com a natureza.
  • Teatros de fantoches e dedoches.
  • Brincadeiras de roda cantada.
  • Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
  • Cantar músicas que envolvam: nome das crianças, gestos, animais, sons, etc.
  • CD de músicas de vários ritmos.
  • DVD musical.
  • Passeios ao ar livre.
  • Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
  • Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma.
  • Participar de piquenique.
  • Brincar com fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros