A aluna _________ o ano letivo no dia 10/02 na Instituição de Ensino através de aulas presenciais. Nesse período, nas avaliações diagnósticas, com o teste da psicogênese, o estudante apresentou o nível alfabetizada 3 de leitura e escrita. Nessa ocasião a aluna demonstrava boa desenvoltura na leitura e na escrita, solucionava atividades envolvendo as operações matemáticas básicas com facilidade. Nas demais disciplinas, participava com interesse das atividades individuais e coletivas. A família mostrou uma participação efetiva na vida escolar da aprendente comparecendo à primeira reunião de pais.
No dia 11/03/2020, foi decretada a suspensão das aulas presenciais, de acordo com o Decreto nº 40.509 de 11 de março de 2020 e vários decretos posteriores foram estabelecidos com medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Novo Corona vírus. Após a suspenção das aulas presenciais, decidiu-se, juntamente com a gestão escolar, a retomada, não oficial, do estudo por meio de grupos de WhatsApp, sendo trabalhadas atividades de revisão e acolhimento. Neste período a aprendente participou das atividades com dedicação.
A partir da Portaria nº 158, de 10 de julho de 2020 foi aprovado novo calendário escolar, com o início das atividades remotas para a data de 13/07/2020. O acolhimento à turma aconteceu do dia 22 de junho ao dia 10 de julho. A aluna em questão, migrou do grupo de WhatsApp para a plataforma do Google sala de aula, já que o seu responsável assinou o termo com a devida permissão. Logo, neste segundo momento, o estudo do currículo se deu por meio de exercícios dispostos na plataforma e realizados na modalidade de ensino remoto e como complemento através de atividades impressas. As atividades oferecidas a aluna foram adaptadas de forma específica para a etapa do processo de alfabetização em que o aluno se apresenta, de modo fazer as intervenções necessárias. Vale ressaltar que as tarefas propostas realizadas pela criança nesse período foram usadas como base para a sua avaliação e que durante todo esse período a família da estudante não apresentou dificuldades de comunicação ou acesso à internet e atuou em parceira com a escola, apoiando de forma efetiva na estruturação da rotina escolar de sua filha.
Foram trabalhados os seguintes conteúdos em Língua portuguesa: Modos de falar, regionalismo, sotaque, adequação linguística à situação comunicativa. Relatos e descrições orais de acontecimentos do cotidiano e curiosidades. Levantamento de hipóteses sobre informações implícitas e explícitas, finalidade e construção de senso crítico sobre conteúdo apresentado. Níveis de compreensão da leitura, regras para escuta atenta, fala e manutenção do tema. Entrevistas e reportagens. Leitura e escrita de bilhetes e convites, receitas, poesia, dentre outros gêneros usados no cotidiano, de acordo com o contexto do uso. Relação entre grafema e fonema na leitura e escrita. Dígrafos e uso do dicionário, Correspondências regulares e irregularidades contextuais entre letras ou grupos de letras (C/Q; uso do X e do CH). Explorando sons iniciais ou finais das palavras, parágrafos e correspondências regulares. Diante disso, em relação à língua portuguesa, a estudante demonstrou ler com autonomia e fluência diversos textos, apresentando poucas dificuldades na realização das tarefas com desenvoltura. Nesse sentido mostrou conhecer o alfabeto (letras e respectivos sons). Diferenciar letra maiúscula de letra minúscula, apesar de algumas vezes não a utilizar corretamente, compreendendo o que lê e produzindo textos escritos de diferentes gêneros com autonomia, de forma a ser compreendido por qualquer leitor. Está fazendo a transição para a letra cursiva, apesar que de forma ainda irregular. Apesar de seus textos já apresentarem uma certa estrutura, a aluna ainda não faz o uso de pontuação de forma adequada. Identifica os elementos básicos que compõem a apresentação dos gêneros textuais, compreende e escreve diversas ortografias e estruturas silábicas trabalhadas. Organiza palavras em ordem alfabética, separa corretamente as sílabas das palavras, fazendo uso das principais regras de separação silábica.
No raciocínio lógico matemático foi trabalhado: Funções do número: o indicador de quantidade, posição e o código. Conservação e zoneamento de quantidade. Sequência oral numérica; quantificação de coleções ou eventos. Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de três ordens. Correspondência biunívoca, reconhecimento da corporeidade (semelhanças e diferenças a respeito das singularidades; localização e movimentação: representação dos objetos e pontos de referência. Valor posicional dos números composição e decomposição de números naturais. Utilização de instrumentos não convencionais na comparação de grandezas de tempo.
Na área de ciências da natureza trabalhou-se a produção de som, variáveis que influenciam na produção do som: composição (da madeira, do vidro, do metal do elástico, do aço e do plástico), forma/formato, vibratilidade e espessura. Efeitos da luz nos materiais: refração, reflexão e absorção; Problemas de visão. Saúde auditiva e visual em termos de luz e som. A genética como transmissora de características físicas e de personalidade. E nas ciências sociais realizou atividades voltadas para as regras em diferentes espaços (sala de aula, escola, espaços e lugares públicos, na cidade etc.) Atividades produtivas e organização do espaço e da produção, as etapas da produção e do produto. Aspectos da organização do espaço. Inter-relação e interdependência da vida cotidiana com a escola, cidade e trabalho. O “Eu”, o “Outro” e “Nós”: os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e a região: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive. Comunidade, convivências e interações entre pessoas. Os patrimônios históricos e culturais da cidade onde vive. Estabelecimento de semelhanças e diferenças que existem entre o seu ambiente familiar, escolar e social. Árvore genealógica e importância dos avós no contexto familiar.
No ensino Religioso e nas artes participou com interesse das atividades propostas para a compreensão de valores como solidariedade, cooperação e fraternidade. Fez diversas produções utilizando as técnicas artísticas e materiais variadas, com instrumentos e materiais diversificados a partir de diferentes tipos de histórias e temas. Trabalhou-se espaços culturais diversos. Produção plástica a partir da leitura de imagens de artistas locais e regionais. Suporte de tamanhos, formas e texturas variadas para elaboração dos trabalhos. Compreender que a luz interage de forma diferente de acordo com o material que ilumina.
Em educação física participou de brincadeiras e jogos que possibilitem a combinação de habilidades estabilizadoras (rotar, desviar, equilibrar e apoiar), locomotoras (correr, saltar, saltitar, galopar e pular), manipulativas (chutar, arremessar, apanhar, interceptar e driblar).
3º ano
PORTUGUES
1º bimestre
13/07 a 05/08
38 dias
Modos de falar: regionalismo, sotaque adequação linguística à situação comunicativa. Relatos e descrições orais de acontecimentos do cotidiano e curiosidades. Levantamento de hipóteses sobre informações implícitas e explícitas, finalidade e construção de senso crítico sobre conteúdo apresentado. Níveis de compreensão da leitura, regras para escuta atenta, fala e manutenção do tema. Entrevistas e reportagens. Poesia: diferenciação entre poesias de autoria e textos anônimos.
Ler com autonomia bilhetes e convites, receitas, dentre outros gêneros usados no cotidiano, de acordo com o contexto do uso. Relação entre grafema e fonema na leitura e escrita. Dígrafos e uso do dicionário, Correspondências regulares e irregularidades contextuais entre letras ou grupos de letras (C/Q; uso do X e do CH). Explorando sons iniciais ou finais das palavras, parágrafos e correspondências regulares
MATEMÁTICA
Funções do número: o indicador de quantidade, posição e o Código. Conservação e zoneamento de quantidade. Sequência oral numérica; quantificação de coleções ou eventos. Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de três ordens. Correspondência biunívoca, reconhecimento da corporeidade (semelhanças e diferenças a respeito das singularidades; localização e movimentação: representação dos objetos e pontos de referência. Valor posicional dos números composição e decomposição de números naturais. Utilização de instrumentos não convencionais na comparação de grandezas de tempo.
CIÊNCIAS
Produção de som. Variáveis que influenciam na produção do som: composição (da madeira, do vidro, do metal do elástico, do aço e do plástico), forma/formato, vibratilidade e espessura. Efeitos da luz nos materiais: refração, reflexão e absorção; A genética como transmissora de características físicas e de personalidade. Problemas de visão. Saúde auditiva e visual em termos de luz e som.
HISTÓRIA/GEOGRAFIA
GEOGRAFIA: Regras em diferentes espaços (sala de aula, escola, espaços e lugares públicos, na cidade etc.) Atividades produtivas: tipos de produção; locais de trabalho; ferramentas e instrumentos; modificação da natureza, impactos e riscos. Instrumentos e máquinas de trabalho; remuneração e salário; remuneração e gênero; relações de poder; regras de trabalho, Organização do espaço e da produção, as etapas da produção e do produto. Aspectos da organização do espaço. Inter-relação e interdependência da vida cotidiana com a escola, cidade e trabalho.
HISTÓRIA: O “Eu”, o “Outro” e “Nós”: os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e a região: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive. Comunidade, convivências e interações entre pessoas. Os patrimônios históricos e culturais da cidade onde vive. Estabelecer semelhanças e diferenças que existem entre o seu ambiente familiar, escolar e social. Árvore genealógica e importância dos avós no contexto familiar.
ARTES
Espaços culturais diversos. Produção plástica a partir da leitura de imagens de artistas locais e regionais. Suporte de tamanhos, formas e texturas variadas para elaboração dos trabalhos. Compreender que a luz interage de forma diferente de acordo com o material que ilumina
EDUCAÇÃO FÍSICA
Brincadeiras e jogos que possibilitem a combinação de habilidades estabilizadoras (rotar, desviar, equilibrar e apoiar), locomotoras (correr, saltar, saltitar, galopar e pular), manipulativas (chutar, arremessar, apanhar, interceptar e driblar).
O aluno ________iniciou o ano letivo no dia 10/02 na Instituição de Ensino através de aulas presenciais. Nesse período, nas avaliações diagnósticas, com o teste da psicogênese, o estudante apresentou o nível Alfabético de leitura e escrita. Nessa ocasião o aluno demonstrava uma desenvoltura regular na leitura e na escrita de palavras de silabas simples, apresentando, porém, dificuldade em interpretar o que lia. Na produção espontânea de pequenos textos, não fazia produções que pudessem ser compreendidas por qualquer leitor, apresentado dificuldade de segmentação. Solucionava atividades envolvendo as operações matemáticas básicas com auxílio. Nas demais disciplinas, participava com interesse das atividades individuais e coletivas, precisando de auxílio para compreender enunciados e comandos. A família mostrou uma participação efetiva na vida escolar do estudante comparecendo à primeira reunião de pais.
No dia 11/03/2020, foi decretada a suspensão das aulas presenciais, de acordo com o Decreto nº 40.509 de 11 de março de 2020 e vários decretos posteriores foram estabelecidos com medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Novo Corona vírus. Após a suspenção das aulas presenciais, decidiu-se, juntamente com a gestão escolar, a retomada, não oficial, do estudo por meio de grupos de WhatsApp, sendo trabalhadas atividades de revisão e acolhimento. No período de acolhimento o Pedro Henrique não participou da realização das tarefas, mesmo sendo enviadas à família em seu contato privado. Houve várias tentativas, no entanto, todas recusadas
A partir da Portaria nº 158, de 10 de julho de 2020 foi aprovado novo calendário escolar, com o início das atividades remotas para a data de 13/07/2020. O acolhimento à turma aconteceu do dia 22 de junho ao dia 10 de julho. O aluno em questão, não migrou do grupo de WhatsApp para a plataforma do Google sala de aula, mesmo seu responsável tendo assinado o termo com a devida permissão. A família alega não ter acesso à internet. Logo, neste segundo momento, o estudo do currículo se deu por meio de exercícios dispostos na plataforma e realizados na modalidade de ensino remoto. As atividades oferecidas ao aluno foram adaptadas de forma específica para a etapa do processo de alfabetização em que o aluno se apresenta, de modo fazer as intervenções necessárias. Vale ressaltar que as tarefas propostas ao aluno nesse período, em sua maioria não foram realizadas o que impossibilitou a devida avaliação e que durante todo esse período a família do estudante apresentou dificuldades de comunicação ou acesso à internet prejudicando, assim, a efetiva na estruturação da rotina escolar do seu filho.
Diante disso, em relação à língua portuguesa, o aluno participou de situações de produção oral e escrita nas atividades propostas. Através das atividades realizadas pelo estudante ele demonstrou ser capaz de escrever o nome próprio e dos colegas. Não utiliza a letra cursiva em suas produções. Mostrou ainda ter noção de espaço, movimento e direção em produções escritas. Fez atividades variadas como cruzadinhas e caça-palavras, escreveu listas diversas, respeitando a ordem alfabética e o campo semântico. Demonstra identificar e diferenciar letras, números e figuras. Conhecer o alfabeto, percebendo a função das letras e diferenciando consoantes e vogais. Percebeu-se que ele faz relação entre fonemas e grafemas, demonstrando desenvolvimento de consciência fonológica, percebendo a relação entre a oralidade e a escrita. Utilizou, em suas atividades de escrita espontânea e auto ditados, estruturas silábicas do tipo CV para escrever palavras, produzindo frases simples apesar da dificuldade na segmentação das palavras. O aluno identifica o som da sílaba na palavra. Compreende a análise de palavras quanto ao número de letras, sílabas orais, letra inicial e final e identifica rimas e aliterações em diferentes gêneros.
Nas atividades de Matemática, o estudante demonstrou conhecimento dos numerais até a ordem das centenas e realizou atividades envolvendo relação de quantidade compreendendo o seu valor posicional. Mostrou conhecer as sequências numéricas de 1 em 1, 2 em 2, 5 em 5 e de 10 em 10. Realizou atividades de adições e subtrações simples, com desenvoltura. Resolveu situações problemas com autonomia, mesmo que de forma básica, realizando as operações básicas de adição e subtração nos diversos contextos apresentados, utilizando as medidas de grandeza trabalhadas.
Em educação Física estudou sobre os benefícios das brincadeiras e jogos da cultura popular para convivência coletiva e o uso de diversas linguagens de modo a valorizar a diversidade cultural do nosso país. Movimentos que exigem diferentes habilidades perceptivo motoras. (Coordenação, lateralidade, equilíbrio e organização espaço temporal). Brincadeiras e jogos que possibilitem combinações de habilidades locomotoras e manipulativas. Construir e criar brinquedos/jogos feitos com sucata e material reutilizáveis e reciclável desenvolvendo a criatividade. Danças populares do Brasil, brincadeiras cantadas, jogos de expressão corporal.
A aprendente _______ iniciou o ano letivo no dia 10/02 na Instituição de Ensino através de aulas presenciais. Nesse período, nas avaliações diagnósticas, com o teste da psicogênese, a estudante apresentou o nível SILÁBICO de leitura e escrita. Nessa ocasião a aluna já percebia a correspondência entre a representação escrita das palavras e as propriedades sonoras das letras, mas usava uma letra para cada sílaba oral. Realizava atividades diferenciadas e com o auxílio e acompanhamento da professora. Nas demais disciplinas, participava com interesse das atividades individuais e coletivas, precisando de auxílio para compreender enunciados e comandos, com atividades sempre diferenciadas. A família demonstrou dificuldades em uma participação efetiva na vida escolar da estudante.
No dia 11/03/2020, foi decretada a suspensão das aulas presenciais, de acordo com o Decreto nº 40.509 de 11 de março de 2020 e vários decretos posteriores foram estabelecidos com medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Novo Corona vírus. Após a suspenção das aulas presenciais, decidiu-se, juntamente com a gestão escolar, a retomada, não oficial, do estudo por meio de grupos de WhatsApp, sendo trabalhadas atividades de revisão e acolhimento. No período de 22 de junho a 10 de julho a ___ não participou da realização das tarefas, mesmo sendo enviadas à família em seu contato privado. Houve várias tentativas, no entanto, sem retorno.
A partir da Portaria nº 158, de 10 de julho de 2020 foi aprovado novo calendário escolar, com o início das atividades remotas para a data de 13/07/2020. O acolhimento à turma aconteceu do dia 22 de junho ao dia 10 de julho. A Iasmin continuou recebendo as atividades no grupo de WhatsApp e impressas, uma vez que não houve tentativas de acessar a plataforma do Google sala de aula, mesmo sua responsável tendo assinado o termo com a devida permissão. Logo, neste segundo momento, o estudo do currículo se deu por meio de exercícios dispostos na plataforma e realizados na modalidade de ensino remoto. Dentro desse contexto, a estudante continuou sem demonstrar participação das atividades assincrônicas e sincrônicas ofertadas durante o referido período, realizadas de forma remota, utilizando-se de videochamadas via WhatsApp e Google Meeting. As atividades oferecidas a aluna foram adaptadas de forma específica para a etapa do processo de alfabetização em que ela se apresenta, de modo fazer as intervenções necessárias. Vale ressaltar que poucas atividades retornaram de modo que é insuficiente para a devida avaliação e que durante todo esse período a família do estudante não apresentou dificuldades de comunicação ou acesso à internet e mesmo assim não cumpria os prazos de entrega e devolução das atividades impressas.
Diante disso, em relação à língua portuguesa, avaliou-se apenas o período presencial onde a Iasmin demonstrou identificar e diferenciar letras, números e figuras. Na execução das atividades propostas mostrou ser capaz de relacionar fonemas e grafemas, demonstrado desenvolvimento de consciência fonológica e percepção da relação entre a oralidade e a escrita. É capaz de escrever o nome próprio e dos colegas. Tem noção de espaço, movimento e direção em produções escritas. Escreve listas diversas com auxílio. Conhece o alfabeto, apesar de confundir algumas letras, percebendo a função das letras e identificando consoantes e vogais. Não utiliza ainda estruturas silábicas do tipo CV para ler e escrever palavras, escrevendo uma letra para cada sílaba oral, respeitando o valor sonoro. Identifica o som das letras do alfabeto nas sílabas. Compreende a análise de palavras quanto ao número de letras, sílabas orais, letra inicial e final. Identifica rimas e aliterações em diferentes gêneros.
Em Matemática, procurou-se desenvolver habilidades voltadas para compreender e identificar o uso do número em suas diferentes funções sociais. Realizou atividades diversas nas quais foi capaz de registrar, ler, contar, comparar e ordenar os números até o 30, com alguma dificuldade. Compreende a comparação entre números: noção de maior, menor e estar entre, antes e depois. Estabelece a relação entre quantidades iguais e objetos diferentes. Relaciona número e quantidade mas tem dificuldade de identificar seu valor posicional. Faz atividades e resolve situações-problema envolvendo adição e subtração simples e várias ideias, mas ainda com dificuldade e precisando de auxílio para a leitura e a compreensão dos comandos.
Em Ciências Naturais, foi trabalhado as atividades propostas para os conteúdos sobre produção de som. Variáveis que influenciam na produção do som: composição (da madeira, do vidro, do metal do elástico, do aço e do plástico), forma/formato, vibratilidade e espessura. Efeitos da luz nos materiais: refração, reflexão e absorção; A genética como transmissora de características físicas e de personalidade. Problemas de visão. Saúde auditiva e visual em termos de luz e som.
Em História e Geografia, trabalhou-se atividades sobre regras em diferentes espaços (sala de aula, escola, espaços e lugares públicos, na cidade etc.) Atividades produtivas e organização do espaço e da produção, as etapas da produção e do produto. Aspectos da organização do espaço. Inter-relação e interdependência da vida cotidiana com a escola, cidade e trabalho. O “Eu”, o “Outro” e “Nós”: os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e a região: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive. Comunidade, convivências e interações entre pessoas. Os patrimônios históricos e culturais da cidade onde vive. Estabelecimento de semelhanças e diferenças que existem entre o seu ambiente familiar, escolar e social. Árvore genealógica e importância dos avós no contexto familiar.
Em artes e ensino religioso, o estudo foi pautado para a compreensão de valores como solidariedade, cooperação e fraternidade gratidão. Admiração e contemplação da natureza como ação transformadora de si mesmo e do meio em que vive. Espaços culturais diversos. Produção plástica a partir da leitura de imagens de artistas locais e regionais. Suporte de tamanhos, formas e texturas variadas para elaboração dos trabalhos. Compreender que a luz interage de forma diferente de acordo com o material que ilumina.
Em Educação Física, participou, enquanto presencial, com interesse das brincadeiras e jogos que possibilitem a combinação de habilidades estabilizadoras (rotar, desviar, equilibrar e apoiar), locomotoras (correr, saltar, saltitar, galopar e pular), manipulativas (chutar, arremessar, apanhar, interceptar e driblar).
Gama/DF 05 de agosto de 2020.
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