segunda-feira, 23 de novembro de 2020

SUGESTÃO PARA RELATÓRIO INDIVIDUAL / EDUCAÇÃO INFANTIL/ EMEIs

 




SUGESTÃO PARA RELATÓRIO

 

Em virtude da suspensão das aulas, a partir do dia 16/03/2020, considerando a situação instalada na área de saúde pública em decorrência da pandemia – COVID19, a EMEI. ( NOME DA ESCOLA)buscou estratégias para acolher, ouvir e fortalecer o vínculo com a equipe da escola, inicialmente implementando o projeto “Vozes da EMEI”, que consistiu em realizar ligações diretas para todos os integrantes do grupo, e logo em seguida, a equipe gestora ampliou as ligações para todas famílias através dos contatos disponibilizados na escola. Lançou também o desafio a equipe incentivando que cada integrante realizasse também ligações aos parceiros de trabalho, encurtando as distâncias estabelecidas pelo isolamento social. Outra proposta imediata foi aquisição de Chip para implementação de “Lista de Transmissão” para os contatos telefônicos das famílias das nossas crianças e, desta forma, estabelecendo um canal mais direto de comunicação. Visando ampliar os canais de comunicação com as famílias, realizamos abertura de página e perfil da EMEI no Facebook, atualizando-o com informativos sobre os Decretos Municipais, corona vírus, Benefício Bolsa Alimentação, vídeos interativos e sugestões de vivências significativas propostas pelas educadoras da EMEI. Por meio das redes sociais e demais canais de comunicação também realizamos divulgação e incentivo para acesso e exploração do Blog “Educação Não Para”, com sugestões de vivências quinzenais, além de muitas propostas de leitura destinadas às famílias e profissionais de educação.

Aspirando maior aproximação e fortalecimento do vínculo afetivo com as crianças e suas famílias, abrimos os “Grupos das Turmas”, no aplicativo WhatsApp, com interações diárias e sugestões de vivências. Além dos professores, também participam dos Grupos das Turmas, as auxiliares de serviços escolares e equipe gestora, através do número oficial do whatsApp da EMEI. Concomitante as ações da escola com a intenção de auxiliar e aproximar as famílias, a equipe gestora, em parceria com as professoras integradoras, implementou, junto ao grupo da EMEI, o projeto “Minha Melhor Versão” que, dentre outros objetivos, busca estratégias para o “Acolhimento do EU interior” e, desde então, desafios são lançados de forma a envolver, valorizar e enfatizar o “humano”, em seus aspectos emocionais, físicos e psíquicos. No segundo semestre, este projeto foi também estendido as famílias e crianças, envolvendo-as de forma dinâmica, alegre e divertida nas propostas semanais. Outra ação realizada no segundo semestre foi a elaboração e entrega dos Kits Pedagógicos e Higiênicos, específicos à cada faixa etária, incluindo materiais diversos e dinâmicos, possibilitando que os Direitos de Aprendizagem das crianças (Conviver, Brincar, Explorar, Participar, Expressar e Conhecer-se) fossem explorados nas Interações e Brincadeiras em Família, juntamente com os Campos de Experiência estabelecidos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os quais favorecem o desenvolvimento integral das nossas

crianças. Após reunião de capacitação com professores e auxiliares de serviços escolares, alinhamos ações para novos contatos telefônicos e vídeos chamadas com as crianças e famílias, estreitando as relações e nos colocando a dispor, auxiliando-os em suas dificuldades. A equipe gestora realizou ainda visitas domiciliares e reuniões com familiares e responsáveis das nossas crianças.

 

 AGORA VEM A PARTE DE CADA ALUNO-

 

 EXEMPLO 1 - crianças e famílias participativas!

📌 Nas vivências oportunizadas no grupo da turma, Gabriela estava sempre presente, participando ativamente das propostas com sua família. Na proposta de contação da história “Chapeuzinho Vermelho” no qual Gabriela e sua família participou escolhendo seus personagens preferidos para brincar de dramatizar, os áudios e fotos retrataram a alegria da Gabriela em participar desta vivência, onde representou a personagem da Chapeuzinho Vermelho, cantou a música “Pela estrada afora” e confeccionou docinhos de jornal para levar para vovozinha.

Outra participação bem significativa da Gabriela, foi na proposta da confecção de uma produção artística para homenagear a escola, pelos seus 32 anos de história. Gabriela e sua mãe, confeccionou um lindo cartaz, com o desenho de um bolo e velas de aniversário. Enviaram ainda um áudio com a família cantando a música “Parabéns para você”.

EXEMPLO 2 - crianças e famílias com poucas participações!

📌 As interações com Bruno e sua família inicialmente apresentou-se frágil, participando raramente das propostas oportunizadas no grupo, contudo foi possível observar que a estratégia de ligações individuais e vídeo chamadas fortaleceram um pouco o vínculo família e escola. Com a disponibilização do “Kit Pedagógico e Higiênico” a família realizou a postagem de uma foto de Bruno junto ao material, demonstrando muito satisfação. Nas ligações realizadas, a família compartilhou suas dificuldades neste período de pandemia relatando inclusive possuir um único aparelho celular e dificuldades no acesso à internet. (nesse exemplo, é importante relatar todas as informações sondadas junto às famílias, que julgarem importante garantir o registro).

EXEMPLO 3 - crianças e famílias com raríssimas participações ou nenhuma postagem no grupo!

📌 Durante todo o período de aulas não presenciais, busquei motivar e incentivar as famílias na participação das vivências propostas no grupo, contudo Daniele e sua família não interagiram ou realizaram postagem no grupo. Na semana de comemoração ao dia das crianças, a escola lançou o projeto “Brincadeira de Criança” e a família realizou postagem de uma foto da Daniele brincando de boneca, o que nos deixou muito felizes. Continuei fortalecendo a participação da Daniele através de ligações e mensagens individuais a sua família. (mesmo que a criança/família tenha tido durante todo este período uma única participação, busque pontuar no registro, o importante é destacar as suas ações visando estreitar os laços e auxiliar as famílias em suas dificuldades)

EXEMPLO 4 - famílias que não participaram, saíram do grupo, não pegaram o kit, contato telefônico e visita domiciliar sem sucesso!

       A interação com a família infelizmente não aconteceu, embora lançássemos mão de variadas tentativas. Primeiro busquei comunicação através dos contatos telefônicos disponibilizados na “Ficha Complementar”, porém nenhum número informado pela família atendeu nas tentativas realizadas ou recebia mensagens por SMS ou Whatsapp. A equipe gestora realizou uma visita domiciliar no endereço cadastrado, no entanto, sem sucesso, pois não havia ninguém na residência e os vizinhos informaram que a família não morava naquele endereço. (estes casos de NENHUM CONTATO precisam ser sinalizados para equipe gestora que enviará ofício digital a Secretaria Adjunta de Educação através do Ofício Digital, para as devidas providências.

 

ATENÇÃO: sugestão para finalização do documento que pode ser padronizado para todos os registros:

📌 Vivemos esse ano um período de muitas mudanças e grandes adaptações, esperamos que essa Pandemia termine muito em breve para que voltemos as aulas presenciais e juntos, possamos vivenciar muitas experiências significativas, divertidas, de muita aprendizagem e diversão ESPERO TER AJUDADO!

 

 

2 comentários:

  1. Gostei bastante deste relatório. Me ajudou muito. Obrigada Deus te abençoa.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Esta servindo de grande ajuda 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir

Parceiros