sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Atividades lúdicas para desenvolver a "Consciência Fonológica" - Super legal!



Introdução

A Consciência Fonológica é um componente essencial quando falamos da Alfabetização. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) defende a estimulação da Consciência Fonológica corroborando com sua importância. A seguir, serão apresentadas atividades que auxiliarão você nessa jornada, afinal, prezamos pela forma correta de garantir um processo de alfabetização de qualidade no ensino da Educação Infantil no Brasil.

 Consciência Silábica


Objetivos


  • Fortalecer o conceito de sílabas;
  •  Trabalhar segmentação, separar uma palavra em sílabas;
  • Aprimorar a atenção auditiva
  • Ampliar a concentração e vocabulário.

Material necessário


  •  Tampinhas de garrafas;
  •  Fichinhas com palavras (poderá escolher uma categoria, por exemplo: nomes de frutas, animais, de pessoas, etc.)

Instruções

  •  Recorte as fichinhas, plastifique-as ou cole-as no papel cartão. (Poderá também fazer as fichinhas diretamente no EVA ou no papel cartão escrevendo as palavras de sua preferência.);
  • Coloque as fichinhas dentro de uma caixinha ou de um saquinho para sortear;
  •  Cole as fichinhas com as estrelinhas em tampinhas de garrafas.
  •  Faça pequenos grupos com as crianças sentadas no chão e entregue para cada uma cinco tampinhas;
  •  Sorteie uma fichinha contendo uma palavra e leia;
  •  Cada criança deverá repetir, mentalmente, a palavra sorteada e pegar a quantidade de tampinhas correspondente a cada sílaba;
  •  Após pegar as tampinhas as crianças deverão levantar as mãos;

REALIZAÇÃO:



  •  Agora, pronuncie lentamente a palavra e pegue uma tampinha para cada sílaba e conte quantas tampinhas você pegou; 
  •  As crianças deverão contar se a quantidade de tampinhas que pegou é a mesma que você;
  • Cada acerto valerá uma tampinha com estrelinha;
  • Continue a brincadeira até que terminem as palavras.
Trabalhando com as crianças com dificuldade


O objetivo deste jogo é que a criança tenha consciência de sílaba e não de fazer um ganhador ou perdedor, neste caso, para a criança que apresenta dificuldades na compreensão, opor-tunize que ela repense. Leia novamente a palavra, sílaba por sílaba, observando-a no momento de pegar as tampinhas e oriente-a de forma que ela perceba e faça o procedimen-to adequadamente.

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 Quantas sílabas eu tenho?



Objetivos

  • Reforçar a consciência de palavras em sílabas; 
  •  Perceber que as palavras podem ser divididas em partes menores,ou seja, as sílabas;
  • Identificar a sílaba como unidade fonológica;

Material necessário
  • Uma caixa de sapato enfeitada como preferir;
  • Objetos diversos. Poderá escolher objetos por categoria, por exemplo: brinquedos, frutas, miniaturas de animais, utensílios de cozinhas, etc.

Instruções
  •  Junte vários objetos (de acordo com a categoria escolhida) e coloque dentro da caixa. Organize uma roda com as crianças sentadas no chão de olhos fechados;
  •  Sente no meio da roda e coloque a caixa na frente de uma criança;
  •  Bata palma para que as crianças abram os olhos;
  • A criança que tiver com a caixa a sua frente deverá sortear um objeto de dentro dela e pronunciar o seu nome, sílaba por sílaba. Logo após, dizer quantas sílabas ela pronunciou; Acertando, ela irá para o centro da roda e ocupará o seu lugar;
  •  Continue até que todas as crianças participem.

Observações


 Oriente as crianças para que escolham sempre um amiguinho que ainda não tenha participado;

 Verifique a quantidade de crianças que irão participar e procure colocar dentro da caixa objetos suficientes para que não se repita palavras.

 Poderá utilizar os objetos para trabalhar com as palavras escritas na lousa, por exemplo:

  •  Escolha uma criança para que tire um objeto de dentro da caixa e você deverá escrever o seu nome na lousa; 
  •  A criança sorteada deverá pronunciar, lentamente, o nome do objeto e dizer quantas sílabas contém a palavra;
  •  Continue até que todas as crianças participem.
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Papa Palavras




Objetivos

  •  Focar a atenção das crianças para a estrutura
  •  sonora das palavras através das rimas e alite-ração;
  •  Identificar as vogais iniciais e finais;
  • Ampliar a atenção auditiva, concentração e vocabulário.

Material necessário

  •  Tampinhas dos potes descartáveis (retangular 250ml);
  •  Cola quente, palito de picolé, tesoura e papel cartão;
  •  Caixa de sapato.
  • Fichinhas com as palavras e os Papas Palavras  com as que estão nos bolsos dos Papa Palavras, pegá-las e guardá-las adequadamente.
  •  Poderá, também, trabalhar com palavras que tenham o mesmo som inicial (Aliteração).
  •  Utilizando tirinhas de EVA escreva palavras que começam ou terminam com as vogais e se desejar cole-as no palito de picolé.

 




Instruções

  •  Recorte as fichinhas, plastifique-as ou se desejar poderá colá-las no papel cartão e depois no palito de picolé. (Poderá também fazer as fichinhas diretamente no EVA ou no papel cartão);
  •  Escolha três palavras com finais diferentes e utilizando uma fita dupla face e colem no espaço em branco nos bolsos dos Papas Palavras e depois as espalhem sobre a mesa; 
  •  A criança deverá procurar, entre as palavras
  • Recorte os Papas Palavras, plastifique os ou se preferir cole-os no papel cartão e depois nas tampinhas.
  •  Recorte a caixa de sapato como mostra ao lado e depois cole os Papas Palavras.espalhadas sobre a mesa, aquelas que rimam

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